Tudo Sobre a Dieta do Jejum Intermitente: O guia completo

A dieta do jejum intermitente é bastante polêmica, devido às restrições de horários para se alimentar e de opções de alimentos que se deve comer. A dieta do jejum intermitente, promete auxiliar ainda mais a queima de gordura corporal, ganhando cada vez mais espaço entre pessoas que buscam por dietas alternativas e com propostas diferentes.

 

 

O jejum intermitente era um hábito que fazia parte da rotina de nossos antepassados (por isso faz muito sucesso na dieta paleolítica), pois eles dependiam de caçar para se alimentar e podiam passar vários dias sem conseguir uma caça, porém quando conseguiam, tinham alimento garantindo por alguns dias. Então, o processo alimentar deles consistia na alternância entre dias com janela de jejum e dias em janela alimentar.

O Jejum intermitente é uma das bases do Código Emagrecer de Vez, um método testado e com perda rápida de peso. Pessoas que estão utilizando o método, relatam ter perdido até 11 kg e 15 cm de cintura em apenas 30 dias. Clique aqui para conhecer.

Na verdade, o Jejum Intermitente é uma forma de alimentação, no entanto, tem se popularizado a cada dia mais como uma dieta, a Dieta do Jejum Intermitente, onde utiliza-se o Jejum como técnica para emagrecer.

 

O que é o Jejum Intermitente?

 

dieta-do-jejum-intermitente-o-que-e

 

O conceito do jejum é muito simples, consiste em ficar períodos de 12 a 16 horas sem comer, podendo chegar a 24 horas ou até 36 horas em alguns casos mais extremos. Esses protocolos são usualmente feitos cerca de 2 vezes por semana apenas.

Sabe aquela indicação muito comum entre os nutricionistas para comermos de 3 em 3 horas? Então esse é um dos conceitos que esse método busca eliminar da vida de quem o segue.

Ao invés de comer pequenas porções de 3 em 3 horas, o jejum intermitente defende que sejam feitos períodos de alimentação conhecidos como Janela Alimentar, que podem variar entre 12 a 23 horas.

O jejum intermitente parece ser uma alternativa de alimentação moderna, mas, no entanto, estudos com o método podem ser encontrados a partir da década de 1970, com longos períodos de tempo sem alimentação.

Apesar de exigir um certo sacrífico de quem adere ao método, ele acaba sendo bastante prático e também econômico, visto que os excessos alimentares são eliminados e nos direcionamos somente aos alimentos que farão bem a nossa saúde e turbinarão o emagrecimento.

O Jejum tem sido utilizado por pessoas de todo o mundo para melhorar a saúde e emagrecer, sem perder a praticidade e sem ficar refém de comer a todo tempo.

O foco do jejum está mais quando devemos nos alimentar do que o quanto devemos comer, é uma questão de mudança de hábitos.

 

Principais Benefícios do Jejum Intermitente

 

dieta-do-jejum-intermitente-beneficios

 

  • Acelera o Metabolismo, gerando maior queima calórica.

 

  • Aumenta a sensibilidade a insulina no corpo, podendo inclusive prevenir contra o diabetes tipo 2.

 

  • Melhora as funções hormonais, inclusive com o aumento da produção do hormônio do crescimento.

 

  • Atua diretamente sobre a mente e a saúde do cérebro, aumentando inclusive a produção do hormônio BDFN, que pode auxiliar no surgimento de novas células do sistema nervoso, ajudando bastante pessoas com Doença de Alzheimer.

 

  • Reduz quadros de inflamação, sendo de extrema importância no combate de doenças crônicas.

 

  • Reduz fatores de risco de doenças do coração, pois ajuda a reduzir as taxas do colesterol ruim (LDL), triglicérides e questões da insulina e de quadros de inflamação, conforme mencionado acima.

 

  • Ajuda a prevenir o câncer, comprovado através de estudos feitos com animais (veja no último tópico desse artigo vários estudos)

 

  • Auxilia a regular a pressão arterial

 

O Jejum Intermitente e o organismo

 

dieta-do-jejum-intermitente-e-o-organismo

 

Ao jejuar, irão acontecer algumas mudanças benéficas no organismo, destacam-se as seguintes:

 

·         Altos picos nos níveis de hormônio do crescimento (HGH)

Esses picos que podem atingir até 5 vezes mais as taxas comuns, é extremamente benéfico para o emagrecimento, pois favorecem mais queima de gordura corporal e consequentemente na manutenção da massa magra.

 

·         Ciclos de processo de Reparação celular

Quando se está em jejum, o corpo inicia ciclos de processos de reparação celular, um desses processos é conhecido como autofagia ou autofagocitose, que segundo a Wikipedia é: “um processo catabólico celular que dá origem à degradação de componentes da própria célula utilizando os lisossomos Consiste num dos principais mecanismos por meio dos quais uma célula em estado de desnutrição redistribui os nutrientes dos processos menos necessários aos essenciais.”

 

·         Reforço aos genes da longevidade

O hábito do jejum estimula os genes responsáveis por aumentar a longevidade, atuando no nível celular.

 

·         Melhora na Sensibilidade à Insulina

Além da melhora da sensibilidade à insulina, os níveis de insulina tendem a se manter estáveis, diminuindo a incidência dos picos de insulina e permitindo assim maior queima de gordura corporal, visto que maior parte da gordura que o corpo já armazenou, ficará disponível para ser queimada.

 

Como fazer a Dieta do Jejum Intermitente

 

dieta-do-jejum-intermitente-como-fazer

 

Ao fazer a dieta do jejum intermitente, é necessário alimentar-se nos horários corretos, de acordo a escala de horários que você adotar, e fazer uso dos alimentos certos, antes e após o período de jejum, ou você ficará com muita fome e de nada adiantará todo o esforço empregado.

O Jejum intermitente deve ser feito cerca de 2 vezes na semana, para garantir seu efeitos, e nos dias sem o jejum, deve-se manter uma alimentação saudável, para que no conjunto desses hábitos, você ganhe mais saúde e perca mais peso.

Os períodos de jejum têm longa duração, mas o lado bom é que durante esse período, são permitidas as seguintes bebidas:

  • Café sem açúcar
  • Água
  • Chás sem açúcar (como hibisco, gengibre e chá verde, por exemplo)

 

A Dieta do Jejum Intermitente em 2 passos:

 

  1. Fazer todas as refeições dentro do período de tempo que você escolheu (por exemplo, 12 horas)

Deve-se utilizar bem esse tempo, vamos tomar como exemplo uma janela de jejum de 12 alimentar de 12 horas, iniciando às 8:00 horas da manhã:

Logo no primeiro horário você deve tomar o café da manhã e posteriormente, deve-se jantar por volta de 19:00 horas da noite para fechar a janela alimentar de 12 horas certinho.

 

  1. Conforme estiver adaptado, deve-se aumentar a janela de jejum e diminuir a janela alimentar. (De 12 horas para 16 horas, por exemplo).

É bem simples fazer essa mudança, basta pular o café da manhã.  Uma dica para manter a fome sobre controle nesse caso, é tomar café puro, que irá ajudar a controlar a fome, devido à cafeína presente em sua composição.

 

 

4 métodos mais utilizados de Jejum Intermitente (protocolos)

 

dieta-do-jejum-intermitente-fases

 

Jejum de 12 horas

 

Essa é a forma mais simples de iniciar a prática de jejum intermitente, pois nesse protocolo você deverá ficar 12 horas sem comer e poderá comer nas 12 horas restantes do dia

Jejum de 16 horas

 

Esse é sem dúvida, o protocolo mais utilizado pelos praticantes do jejum, de acordo com esse protocolo, você não deverá comer nada durante 16 horas por dia e fazer suas refeições nas 8 horas restantes do dia (essa é a janela alimentar que expliquei no início do post).

 

Jejum de 24 horas

 

Aqui segue o mesmo padrão dos períodos anteriores, sendo que a janela de jejum para a durar 1 dia inteiro, devendo alimentar-se somente no dia seguinte ao jejum.

Essa opção é mais avançada, muitos adeptos do jejum sequer experimentam essa janela de jejum, por ser mais agressiva.

 

Jejum de 36 horas

 

Essa opção é somente para os adeptos que já atingiram um nível de autoconhecimento e autocontrole muito elevado.

 

É possível emagrecer com a Dieta do Jejum Intermitente?

 

emagrecer-com-jejum-intermitente

 

Como em qualquer outro método para emagrecer, a dieta do Jejum intermitente pode sim emagrecer e trazer benefícios à saúde como talvez nunca percebidos antes.

O Jejum intermitente auxilia uma menor ingestão calórica, pois como a quantidade de refeições diárias é reduzida, consequentemente o número de calorias ingeridas acaba sendo menor.

Outro ponto que merece destaque, é que estudos comprovam de 3 a 8% de redução de peso corporal num período de até 24 semanas, mostrando-se ainda bastante eficaz na redução da gordura visceral, que é uma gordura bastante prejudicial à saúde, pois ela cresce e fica alojada em volta dos órgãos mais importantes do nosso corpo, podendo causar ou agravar diversas doenças como infartos e artérias entupidas.

Embora muito benéfico, o método é bem extremo e quebra diversas recomendações da grande maioria dos nutricionistas e nutrólogos.

Por isso, é essencial consultar um profissional da saúde antes de optar por esse método, pois mesmo com os ótimos benefícios, o método pode ser perigoso para pessoas sensíveis, ou que tenham alguma condição de saúde específica, podendo ocorrer tontura, fraqueza, desmaios, cefaleia (dor de cabeça), dor no estômago, mau hálito, entre outros.

É preciso prestar bastante atenção na qualidade e na quantidade dos alimentos ingeridos durante a janela alimentar, isso fará toda a diferença no que diz respeito a você emagrecer ou não.

 

Sugestão de Cardápio para fazer o Jejum intermitente

 

A alimentação no jejum intermitente, não deve ser engessada, não te obriga a seguir cardápios engessados e nem determina a quantidade de comida a ser ingerida, porém vale usar o bom senso e prestar atenção aos sinais que seu corpo dá para saber a hora de parar de comer.

Como regra geral, deve-se alimentar bem, comer alimentos saudáveis, em quantidades sufucientes para sentir saciedade e procurar estipular horário certo para fazer as refeições ao longo do período de janela alimentar.

No entanto, algumas pessoas sentem a necessidade de seguir um cardápio ou ter apenas um parâmetro alimentar para seguir, nesse caso, clique aqui parar ver a sugestão de 4 cardápios para emagrecer que já havia postado aqui no blog.

A Dieta do Jejum Intermitente na Mídia

 

O Jejum intermitente, é uma das bases do Programa de Emagrecimento Código Emagrecer de Vez, nesse método, o Rodrigo Polesso combinou a técnica do jejum intermitente com outras técnicas já comprovadas de emagrecimento rápido e efetivo, para criar um potente sistema de emagrecimento, que já emagreceu milhares de pessoas pelo Brasil e pelo mundo. Ensinando passo a passo tudo o que você deve fazer para Emagrecer de uma vez por todas! Acesse abaixo para conhecer esse método que está fazendo pessoas perderem até 11 kg e 15 cm de cintura em apenas 30 dias.

banner-emagrecer-de-vez-post

Famosas adeptas ao Jejum Intermitente

 

Dentre as famosas que já declararam usar o Jejum intermitente, estão Bela Gil e Deborah Secco.

Bela Gil recentemente declarou que faz sua caminhada matinal em jejum e que seu corpo responde muito bem.

Já Deborah Secco, declarou ter utilizado o jejum intermitente durante a gravidez e também no pós parto.

Ambas ficaram extremamente satisfeitas com os resultados que obtiveram.

 

famosas-adeptas-ao-jejum-intermitente

 

5 Razões para fazer a Dieta do Jejum Intermitente

 

  1. O jejum Intermitente torna mais fácil o processo de restrição calórica, pois seus adeptos prezam por melhores escolhas alimentares.

 

  1. O método acabar com a compulsão alimentar, graças ao autocontrole que é adquirido naturalmente.

 

  1. Ganhe mais concentração, isso ficará cada vez mais perceptível.

 

 

  1. Sofre de depressão? O jejum intermitente alivia casos de depressão, ao promover autoconhecimento.

 

  1. Sofre de ansiedade? Saiba que o jejum te dará “armas” para lidar com a ansiedade.

 

O que fazer agora?

 

Passo 1

Agora que você já conhece tudo sobre a Dieta do Jejum intermitente, o ideal seria consultar primeiro seu médico pois somente ele conhece sua saúde de forma específica e saberá avaliar se o jejum intermitente é adequado para você.

 

Passo 2

Decida o protocolo de janela de jejum que você vai adotar, sugiro que adote o protocolo de 12 horas, onde terá 12 horas de janela alimentar para fazer refeições.

Decida o número de vezes por semana que fará o jejum, o indicado seria fazer de 2 a 3 vezes por semana em média.

Uma sugestão de horário seria iniciar sua janela de jejum às 20:00 horas da noite, para somente às 8 horas da manhã do dia seguinte, iniciar sua janela alimentar.

 

Passo 3

Preste muita atenção aos sinais do seu corpo e interrompa o jejum caso não estiver sentindo-se bem.

Se você achar melhor, faça janelas de jejum um pouco menores, para ir adaptando aos poucos, conforme for se acostumando.

 

Passo 4 – Minha Recomendação Especial

Eleve sua experiência com o Jejum intermitente ao próximo nível, conheça o Código Emagrecer de vez, parar ter acesso a uma rotina completa para obter o melhor que o Jejum Intermitente + Técnicas integradas podem fazer pelo seu emagrecimento.

banner-emagrecer-de-vez-post

Estudos Sobre o Jejum Intermitente

 

Se você quiser se aprofundar, veja nos estudos científicos abaixo, como fazer a dieta do jejum intermitente pode ajudar as pessoas. Os estudos citados estão todos em inglês.

 

  1. Fasting: Molecular Mechanisms and Clinical Applications

 

  1. The Effects of Intermittent Energy Restriction on Indices of Cardiometabolic Health

 

  1. Intermittent fasting vs daily calorie restriction for type 2 diabetes prevention: a review of human findings

 

Gostou de saber mais sobre a Dieta do Jejum intermitente? Então Compartilhe com seus amigos!

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/focoemagrecimento/

Gostou? Compartilhe!

GRÁTIS: 45 Dicas Infalíveis para Emagrecer Com Saúde

2 Comentários

  1. Muito esclarecedor seu artigo! Eu vi que estou fazendo tudo certinho, comecei a 2 semanas e me sinto muito bem. O legal é aproveitar o período de jejum e beber bastante água.

    • Que bom, Obrigada! O segredo é manter o foco no seu objetivo e o corpo bem hidratado, ingerindo no mínimo 2 litros de água por dia.
      Sucesso no seu Jejum! Beijos 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *