Obesidade – Tudo o que você precisa saber

Atualmente, a obesidade é um dos problemas mais importantes que a Saúde Pública enfrenta em vários países. Esse problema que é muito comum em jovens e adultos, é causado por uma série de fatores que podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental. No entanto, na maior parte dos casos, a causa da obesidade está ligada a quantidade de energia ingerida que é superior à quantidade de energia gastada no dia a dia.

Uma pessoa corre o risco de ficar obesa quando ela faz uma dieta muito calórica, com excesso de gorduras, de hidratos de carbono e de álcool, aliada a uma vida sedentária. Essa combinação pode levar ao acúmulo de massa gorda, causando o aumento de peso, além de uma série de doenças. Por esse motivo, é muito importante saber como prevenir e tratar esse problema que é muito comum no Brasil. Por esse motivo, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a obesidade.

O que é a obesidade?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a obesidade é uma doença crônica que causa o acúmulo de gordura no corpo e que pode causar outros problemas de saúde. Esse problema é muito comum nos países desenvolvidos e atinge homens e mulheres de todas as idades. Essa doença merece cuidados especiais, já que reduz qualidade de vida e tem elevadas taxas de redução mobilidade e aumento de mortalidade.

Diagnóstico de Obesidadeobesidade-infantil

Para descobrir se uma pessoa sofre com a doença, é preciso descobrir o seu Índice de Massa Corporal (IMC), que deve ser calculado dividindo-se o peso (em kg) pelo quadrado da altura (em metros). Com o resultado desse pequeno cálculo, é possível diagnosticar a obesidade, já que ele mostra se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado.

Fatores de risco

Algumas pessoas tem mais chances de desenvolver a doença, devido a diversos fatores de risco. Veja quais são eles:

Vida sedentária: As pessoas que passam horas sentadas, seja assistindo televisão, trabalhando e jogando jogos, correm o risco de sofrerem com esse problema.

Zona de residência urbana: Infelizmente, quem vive em cidades grandes a prevalência de obesidade é maior.

Grau de informação dos pais: De acordo com pesquisas, quando menor o grau de informação dos pais, maior é a prevalência de obesidade.

Fatores genéticos: A obesidade não ocorre apenas devido a má alimentação e o sedentarismo, pois fatores genéticos também pode favorecer o aparecimento da doença.

Complicações possíveisobesidade-complicações-possíveis

Assim como diversas outras doenças, a obesidade também pode causar complicações. Isso porque pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, apneia de sono, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, hérnias, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.

Tratamento da obesidade

Para evitar complicações possíveis, é imprescindível fazer o tratamento correto da doença. Como a doença é provocada principalmente pela ingestão de energia que supera o gasto do organismo, a forma mais comum de tratamento é a mudança no estilo de vida, ou seja, a pessoa precisa adotar hábitos saudáveis, reduzir o consumo de calorias e praticar atividades físicas regularmente. Essa mudança é fundamental para perder peso e também para reverter a obesidade para facilitar a manutenção da vida saudável.

Vale lembrar que em muitos casos, os médicos recomendam o uso de um remédio para emagrecer. No entanto, o uso desse medicamento deve receber o acompanhamento do mesmo, e o paciente deve manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos.

 

Agora que você descobriu mais informações sobre a obesidade, já é possível evitar o problema e procurar o tratamento adequado. Vale lembrar que para manter o peso ideal e controlar a obesidade, a melhor opção é ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Gostou? Compartilhe!

GRÁTIS: 45 Dicas Infalíveis para Emagrecer Com Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *