Marmitas Saudáveis: a fórmula para montar marmitas práticas e deliciosas!

Quem trabalha fora sabe a dificuldade que é conseguir se alimentar de forma saudável no dia a dia certo? Pois bem, eu já sofri muito me alimentando mal, me entupindo das comidas gordurosas e cheias de “sustância” dos restaurantes e pensões que muitas vezes são a única opção disponível para almoçar.

Confesso que fiz isso durante vários meses por pura praticidade e comodismo, porém sempre me sentia mal por comer aqueles PF’s que cá entre nós nem eram saborosos! Arrrgh

Um belo dia, ao perceber meu peso aumentando, decidi que era a hora de mudar, e passei a pedir quentinhas saudáveis, que eram deliciosas e balanceadas, mas elas tinham um pequeno probleminha, elas eram caras e bancá-las diariamente acabou sendo inviável.

Então resolvi me inspirar e montar uma fórmula pra comer bem diariamente e de forma econômica, através das marmitas saudáveis, a fórmula é uma só mas as combinações você pode fazer com o que tiver em casa e gostar mais.

 

Vamos então à fórmula para marmitas saudáveis:

 

1 verdura + 1 legume + 1 carboidrato + 1 leguminosa + 1 Proteína Animal

 

 

5 Idéias de Marmitas Saudáveis:

  1. Brócolis cozido + cenoura cozida + arroz integral + feijão preto + peito de frango grelhado
  2. Couve refogada + abobrinha cozida + macarrão integral + lentilha + picadinho de carne
  3. Espinafre refogado + chuchu cozido + purê de batata baroa + salada de grão de bico + filé de peixe grelhado
  4. Rúcula + beterraba cozida + batata doce cozida + feijão vermelho + omelete com camarões
  5. Couve flor cozida + palmito + escondidinho de aipim com carne moída + ervilha

 

Uma dica pessoal pra você que já leva ou vai começar a levar marmita para o trabalho é ter organização, é preciso planejar as refeições com antecedência, pra não correr o risco de ficar sem tempo e acabar não levando nada ou mesmo levando congelados pra aquecer no micro-ondas.

 

Cuidados com a marmita

 

Ao adotar o hábito de levar marmita, devemos tomar alguns cuidados:

  • Procure transportar sua marmita em uma bolsinha térmica, esse é sem dúvida um ótimo investimento, além de tudo, essas bolsinhas são um charme só! Mas se você não tiver uma ou não puder comprar, vale enrolar a marmita em um pano de prato e coloca-la na geladeira assim que chegar ao trabalho.
  • Deixe sua marmita o mínimo de tempo possível fora de refrigeração.
  • Evite aquecer sua marmita junto com outras.
  • Tenha maior cuidado com alimentos como o feijão, que estragam facilmente
  • Evite misturar alimentos crus com os alimentos cozidos, caso deseje levar saladas e legumes crus, é melhor coloca-los em um pote separado.
  • Higienize normalmente sua marmita após o uso, e lave-a semanalmente com água morna, isso é especialmente útil para marmitas em pote plástico.
  • Procure utilizar apenas temperos e condimentos naturais ao preparar sua marmita.
  • Regra de ouro das marmiteiras: Se desconfiar que algum alimento da marmita saudável pode ter estragado, descarte e coma apenas os alimentos bons. Ficar com piriri no expediente ninguém merece né? Rs

 

 

Dica para economizar tempo

Você pode preparar todas as suas marmitas apenas 1 ou 2 vezes por semana, variando de 1 a 3 opções de cada item da fórmula de marmitas.

 

Espero que tenham gostado da fórmula pra marmitas saudáveis, afinal quando preparamos nossa própria comida, ficamos mais conscientes com o que comemos e temos o total controle da qualidade da alimentação, além de poder economizar, dependendo dos ingredientes utilizados.

Aproveite o hábito das marmitas saudáveis, para se acostumar a ter uma alimentação mais regradas no almoço ou jantar, mesmo em casa.

Você tem alguma forma diferente de preparar marmitas saudáveis? Vou adorar saber 😉 é só comentar logo abaixo.

Gostou? Compartilhe!

GRÁTIS: 45 Dicas Infalíveis para Emagrecer Com Saúde

2 Comentários

  1. Paula

    Valeu pela sugestão, eu levo marmita pro trabalho todos os dias e essa fórmula vai me ajudar muito, obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *