Descubra o Poder dos Alimentos Funcionais

Hoje em dia o acesso a comidas congeladas e redes de fast food vêm aumentando tanto, que junto com esse boom, a população tem adoecido cada vez mais cedo e o número de pessoas obesas cresce como nunca antes na história. Os alimentos funcionais estão deixando de compor a alimentação do dia a dia.

 

 

O fato é que os hábitos alimentares e a cadeia de produção de alimentos evoluíram muito, só que com baixo padrão de qualidade, e seja por praticidade, sabor ou falta de tempo, a população tem ingerido cada vez mais conservantes, aditivos químicos e comidas artificiais.

Porém nem tudo está perdido, e um número crescente de pessoas vêm procurando ter uma alimentação mais saudável. É aí que se enquadra a alimentação funcional, que traz muitos benefícios à saúde, pode custar menos e é deliciosa!

Conheça agora o mundo da alimentação funcional e os benefícios que os alimentos funcionais podem trazer para sua saúde.

 

O que são Alimentos Funcionais?

 

Os Alimentos Funcionais, são aqueles que além de nutrir, oferecem muitos benefícios à saúde, sendo considerados como verdadeiros remédios naturais, graças a suas benéficas propriedades, como prevenir e tratar doenças, por exemplo.

 

TOP 10 Alimentos Funcionais

 

Quando falamos sobre alimentação funcional, é difícil eleger os melhores alimentos, pois cada alimento tem suas propriedades e benefícios diferentes. A lista a seguir, prioriza alimentos acessíveis e que já são consumidos por boa parte da população brasileira.

 

Espinafre

 

 

Não era à toa que o Popeye comia tanto espinafre, afinal o espinafre é rico em vitaminas e minerais, que fortalecem os dentes e ossos, atuando também na construção de massa muscular.

Além disso, o espinafre é anti-inflamatório e antioxidante, ajudando a fortalecer as funções cerebrais e, por conter ômega 3, o espinafre auxilia também, em processos de degeneração ocular e atua na prevenção de doenças cardiovasculares.

 

Tomate

 

 

O tomate é rico em licopeno, que é uma substância altamente antioxidante, que é responsável por sua cor vermelha.

Auxilia na prevenção de câncer, em suas diversas manifestações, e na prevenção de doenças cardiovasculares.

Alho

 

 

Certa vez em uma consulta, uma médica me indicou que comesse diariamente 1 dente de alho cru amassado, misturado na comida, pois teria uma saúde incrível… bom no início fiquei incrédula pois não sabia as propriedades multifuncionais do alho, mas pesquisando descobri que:

Esse superalimento é um excelente antibiótico e antifúngico natural, além de ser anti-inflamatório, hipotensor, vasodilatador, antiviral e antioxidante.

Ele atua também na redução do colesterol, distúrbios intestinais e auxilia na redução de coágulos.

Comece já a utilizar mais alho na sua cozinha, e sua saúde agradece. 😉

 

Pimenta

 

 

A pimenta é um alimento termogênico e muito funcional, além de conferir aquele sabor especial na comida. Por ser rica em uma substância chamada capsaicina, ajudar a melhorar a taxa da digestão e auxilia na redução de gordura.

Outros benefícios da pimenta que valem ser destacados são:

  • É anti-inflamatória
  • Melhora a saúde do coração
  • Melhora a imunidade
  • Auxilia no combate ao câncer

 

Açafrão da Terra ou Cúrcuma

 

 

O açafrão da terra, é uma ótima fonte de carotenoides, que auxiliam na boa manutenção de tecidos e especialmente dos olhos, protegendo contra a degeneração ocular.

Atua também na prevenção do câncer, por conter as substancias Crocin e Safranal, que ajudam a inibir o crescimento e desenvolvimento dos tumores.

A cúrcuma tem também uma potente ação anti-inflamatória, pois é rica em Curcumina, que segundo estudos realizados, tem ação no organismo semelhante a alguns remédios tradicionais para dor, como: diclofenaco, fenilbutazona e hidrocortisona. Contudo, o açafrão da terra não produz efeitos colaterais.

O açafrão da terra é especialmente útil em casos de artrite, ajudando a aliviar a rigidez matinal, dor e edemas que tanto incomodam quem sofre de artrite, artrose, tendinites e etc.

Outros benefícios que podem ser destacados são:

  • Auxilia no controle da acne, por ter propriedades antissépticas
  • Faz bem para o coração
  • É antidepressivo

Como todo alimento funcional, embora seja rico em benefícios, não deve ser consumido em excesso, para que possa ter um consumo seguro e agradável.

 

Canela

 

 

A canela é a queridinha dos doces e mingaus, com seu sabor característico. Mas o que muita gente não sabe, é que ela também é um alimento funcional, pois é rica em benefícios para nossa saúde, os principais benefícios são:

  • Auxilia a controlar diabetes, pois ajuda a otimizar a utilização do açúcar
  • Ajuda a reduzir o colesterol LDL, que é o colesterol ruim para o sangue
  • É um expectorante natural
  • Tem propriedades antifúngicas
  • Auxilia em distúrbios do sistema digestivo
  • Estimula as funções cognitivas do cérebro
  • É analgésica e anti-inflamatória
  • Atua em processo de emagrecimento

 

Gengibre

 

 

Essa raiz de sabor marcante e bastante presente na culinária oriental, está fazendo muito sucesso, especialmente em sucos para emagrecer, como suco verde e suco detox, por exemplo.

Os principais benefícios do gengibre incluem:

  • Auxilia a perda de peso, pois acelera o metabolismo
  • É um excelente antifúngico, antibacteriano, anti-inflamatório, antisséptico e antiviral
  • Funciona com um tônico para o sistema digestivo, atua a melhorar náuseas
  • É um potente antioxidante e anti-inflamatório, atuando no alívio de dores em pessoas com artrite, artrose e tendinites.
  • Ajuda a prevenir o câncer cólon-retal

Consuma já o gengibre com moderação e obtenha seus benefícios. Pode ser utilizado para fazer chás, sopas, refogados e muito mais.

 

Aveia

 

 

A aveia é um cereal bem presente na mesa das famílias brasileiras, vai bem com iogurte, frutas, na vitamina, no mingau e no que mais você desejar! A aveia foi um dos primeiros alimentos a ser considerado alimento funcional.

A aveia é rica em betaglucana, uma fibra que ao fermentar no intestino grosso, ajuda a combater microrganismos nocivos (o que que confere maior imunidade) e por ser rica em fibras solúveis, reduz o colesterol ruim, o LDL.

Outros benefícios da aveia são:

  • Promove maior longevidade, por ser rica em ácidos graxos
  • Ajuda a prevenir doenças cardíacas
  • Atua no controle da pressão arterial, pela diminuição de colesterol ruim
  • Pode reduzir a incidência de câncer de mama nas mulheres, pois suas fibras controlam a circulação de estrogênio
  • Auxilia quem tem diabetes, no controle dos picos de açúcar no sangue
  • Ajuda a emagrecer, pois suas fibras solúveis e insolúveis promovem maior saciedade e estimulam os movimentos intestinais.

 

 

Chá verde

 

 

O chá verde, é obtido através da planta Camellia Sinensis, tem a coloração esverdeada, pois suas folhas sofrem pouca oxidação. O chá é muito consumido na China e no Japão, confira os principais benefícios desse chá.

 

5 Principais benefícios do Chá verde:

 

  • Combate os radicais livres, pois é rico em polifenóis.
  • Ajuda a baixar os níveis de colesterol (LDL)
  • Inibe o desenvolvimento de tumores
  • É um bom diurético
  • Combate a bactéria H. Pylori, segundo estudo realizado na Coréia do Sul

 

É fácil encontrar o chá verde em lojas de produtos naturais. Se você quiser saber mais sobre o chá verde, tem um post inteirinho falando dele aqui.

 

Abacate

 

 

Esse fruto esverdeado rico em gorduras benéficas a saúde, é amplamente utilizado na culinária mexicana e na tradicional vitamina de abacate, muito consumida aqui no Brasil. Descubra as vantagens de consumir abacate no dia a dia.

 

5 Principais benefícios do abacate:

 

  • Redução do colesterol
  • Atua como analgésico
  • É anti-inflamatório
  • Diminuição do triglicérides
  • Ajuda na Anemia, pois o ferro contido no abacate, demonstra maior poder de absorção pelo organismo

 

Dica: Teste novas receitas com o abacate, como mousse de cacau com abacate, guacamole, molho de abacate para saladas e etc. Pois assim fica mais fácil consumir o abacate no dia a dia.

Atenção! Evite comer abacate em excesso, pois mesmo com tantos benefícios para a saúde, a fruta é bem calórica.

 

 

 

Consuma com moderação!

 

Lembre-se que embora esses super alimentos funcionais, bem como todos os outros da alimentação funcional que não foram citados aqui, devem ser consumidos com moderação, sem exageros.

Caso você possua alguma doença ou condição especial como alergias, consulte sempre seu médico ou nutricionista para saber os alimentos que você deve comer e também, aqueles que você deve evitar.

 

Referências

 

  1. Estudo Sul-coreano Sobre os efeitos do chá verde na bactéria H. Pylori: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19157800
  2. Livro O poder Medicinal dos Alimentos: Roger, Jorge Pamplona (2015). O Poder Medicinal dos Alimentos. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira. 272 páginas. ISBN 85-345-0979-4

 

Gostou? Compartilhe!

GRÁTIS: 45 Dicas Infalíveis para Emagrecer Com Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *