Conheça a Dieta da USP e Seus Efeitos no Organismo

Hoje em dia existem muitas dietas para emagrecer que fazem sucesso com homens de mulheres de diversas idades. Uma delas é a dieta da USP, que faz perder até 15 quilos em apenas 15 dias. No entanto, por ser uma dieta que promete o emagrecimento rápido e por sua origem ser duvidosa, ela ainda é motivo de discussão e dúvidas. Apesar das polêmicas, muitas pessoas que fizeram essa dieta conseguiram bons resultados no emagrecimento.

Para entender melhor como e porque ela funciona para muita gente, confira mais informações a seguir.

O que é a dieta da USP?

Criada nos anos 90, a dieta da USP ainda é muito procurada até hoje. E o motivo dessa procura é muito simples: o seu plano alimentar promete a perda de peso em muito pouco tempo, já que tem um cardápio muito restritivo. Afinal, ele é baseado no consumo de ovos, presunto e café. Ao contrário do que muitos pensam, a essa dieta não tem nada a ver com famosa Universidade de São Paulo.

A dieta da USP emagrece mesmo?

Muitas revistas definem a dieta da USP como uma dieta de emergência, ou seja, para emagrecer bastante e em pouco tempo. Realmente ela funciona para muitas pessoas que desejam perder peso rápido, mas como cada organismo reage de uma forma diferente, nem sempre ela é eficaz. Ou seja, a dieta da USP realmente emagrece, mas não funciona com todo mundo.

O que acontece é que nem sempre as pessoas conseguem perder 15 quilos em apenas 15 dias. Afinal, é praticamentedieta-da-usp-alimentos impossível perder 1 quilo por dia. Por esse motivo, a maioria das pessoas que seguem essa dieta conseguem perder de 3 a 8 quilos nesse período, o que já está muito bom para 15 dias. No entanto, há pessoas que emagrecer mais de 8 quilos e até menos de 3 quilos, pois cada pessoa tem um metabolismo diferente.

Além disso, por ser uma dieta muito restritiva e que não ensina uma reeducação alimentar, quem perde peso com esse cardápio pode engordar tudo novamente. A dieta da USP é baseada no baixo consumo de carboidratos e restringe o sal, e essa combinação de restrições têm um efeito diurético no organismo. No entanto, apesar de perder vários quilos de água com isso, eles voltam depois de 1 a 3 dias. Por isso, esse efeito não é permanente.

Como funciona a dieta da USP

Por ser uma dieta muito restrita, ela só pode ser feita por 15 dias. Isso porque se for mantida por um tempo maior, ela pode causar problemas de saúde como complicações renais e alterações cardíacas. E nesse período você só pode fazer 3 refeições: café da manhã, almoço e jantar. E o cardápio da dieta da USP é bem restrito, já que é composto basicamente de salada, presunto, ovos, café, carne vermelha, frango e frutas.

Atençãodieta-da-usp-como-funciona

Apesar dessa dieta funcionar para muita gente, é importante levar em conta os efeitos colaterais que a pessoa pode ter durante a dieta. O cardápio restrito desse regime de emergência pode causar dores de cabeça, mau hálito, constipação intestinal, cansaço, fraqueza muscular, alterações no sono e estrese. Além disso, como outras dietas que promovem o emagrecimento rápido, seguindo essa dieta você corre o risco de engordar tudo de novo.

 

Portanto antes de começar a dieta da USP ou qualquer outro tipo de dieta com restrição calórica, é fundamental procurar um médico. Afinal, não vale a pena colocar a saúde em risco em nenhuma situação, nem mesmo quando o seu maior objetivo é perder peso.

Gostou? Compartilhe!

GRÁTIS: 45 Dicas Infalíveis para Emagrecer Com Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *