A Dieta Vegetariana é Saudável?

Hoje em dia, muitas pessoas seguem a dieta vegetariana por diferentes razões, dentre elas religiosas, filosóficas, ambientais e de saúde. No entanto, ainda existem muitas pessoas que têm dúvida se a dieta vegetariana é saudável. Essa dúvida ainda é muito comum, pois a essa dieta é cercada de mitos e questões que não são muito comentadas. No entanto, para acabar com essa dúvida de uma vez por todas, descubra a seguir se a dieta vegetariana é mesmo saudável.

Como funciona a dieta vegetariana

Antes de tudo é muito importante saber como funciona essa dieta. Para quem não sabe, o vegetarianismo é uma prática alimentar que proíbe o consumo de todos os tipos de carnes, até mesmo de peixes e frutos do mar, bem como alimentos derivados de animais.

A dieta vegetariana é baseada no consumo de alimentos de origem vegetal, porém com ou sem a inclusão de laticínios e ovos. Sendo assim, ela é rica em grãos, legumes, verduras, frutas, nozes, castanhas e sementes. Ou seja, ela é um dieta rica em fibras, nutrientes antioxidantes e possui baixo teor de gordura saturada e colesterol.

A dieta vegetariana é saudável?dieta-vegetariana-é-saudável

Estudos científicos descobriram que é possível obter benefícios da dieta vegetariana, mas desde que seja bem planejada, e em alguns casos suplementadas. Ou seja, a dieta vegetaria realmente é saudável, mas exige cuidados especiais, e muitas vezes a combinação de suplementos alimentares para repor nutrientes que podem faltar no organismo.

Mas antes de pensar em seguir essa dieta, é muito importante saber que existem seis variações dela, que são classificadas de acordo com os alimentos que são consumidos. Veja a seguir quais são as variações da dieta vegetariana.

Tipos de dieta vegetariana

  • Semivegetarianismo

    Nessa versão da dieta, é preciso excluir do cardápio apenas a carne de mamíferos e a carne de aves. Sendo assim, nessa versão da dieta, é possível incluir peixes e frutos do mar no cardápio.

  • Ovolactovegetarianismo

    Essa dieta é baseada no consumo de alimentos de origem vegetal, mas também alguns que são de origem animal, como os ovos, leite e  derivados. No entanto, nessa versão o consumo de qualquer tipo de carne é proibido.

  • Lactovegetarianismo

    Essa versão da dieta vegetariana permite o consumo de alimentos de origem vegetal, também o leite e seus derivados. Portanto, quem segue essa dieta não consome ovos nem qualquer tipo de carne.

  • Ovovegetarianismo

    Essa variação da dieta vegetariana, permite o consumo de apenas alimentos de origem vegetal e ovos. Portanto exclui do cardápio produtos lácteos e seus derivados e todos os tipos de carne.

  • Vegetarianismo semiestrito

    Nesse tipo de dieta, é proibido o consumo de quase todos os alimentos de origem animal, com exceção do mel.

  • Vegetarianismo estrito

    Essa é a versão mais comum da dieta vegetariana e considerada a verdadeira. Afinal, ela exclui todos os produtos de origem animal. Sendo assim, quem segue essa dieta não come nenhum tipo de carne, ovos, laticínios, mel, etc.

 

Como fazer uma dieta vegetariana saudávelcomo-fazer-uma-dieta-vegetariana-saudável

Para seguir essa dieta de forma saudável, é preciso manter alguns cuidados que são muito importantes para evitar carências nutricionais e problemas de saúde. Por isso, se você quiser fazer uma dieta vegetariana é fundamental fazer a ingestão de vitamina B12, cálcio e ácidos graxos ômega 3. Fazendo uma dieta bem planejada e incluindo essas substâncias na alimentação, é possível atender às necessidades nutricionais do organismo.

Além disso, a Associação Dietética Americana já declarou que todos os tipos de dieta vegetariana bem elaboradas, podem ser seguidas em todas as fases da vida, inclusive na infância, adolescência e durante a gravidez. No entanto, para conseguir fazer um cardápio bem elaborado, é fundamental consultar um nutricionista para que ele possa indicar a melhor combinação de alimentos pra você.

 

Vale lembrar que para fazer uma dieta vegetariana saudável, é preciso consumir outros tipos de vitaminas, além de buscar a orientação de um profissional.

Gostou? Compartilhe!

GRÁTIS: 45 Dicas Infalíveis para Emagrecer Com Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *