8 Benefícios da Quinoa para Emagrecer + Dicas práticas

beneficios-da-quinoa-para-emagrecer

A cada dia que passa, surgem novos alimentos funcionais que se tornam os queridinhos de quem está fazendo reeducação alimentar ou dieta para emagrecer. Um desses alimentos é a quinoa (ou quinua), um grão originário dos Andes, de cerca de 3.000 a 4.000 anos atrás, que e contém muitas propriedades benéficas a nossa saúde, por ser rica em proteínas, vitaminas, minerais e fibras. Essas propriedades conferem os diversos beneficios da quinoa para emagrecer.

 

Em sua composição podemos destacar:

 

  • Os minerais cálcio, fósforo, magnésio, potássio, manganês, ferro, selênio, cobre e
  • As tão importantes fibras
  • Os óleos do bem, ômega 3 e ômega 6
  • As vitaminas, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3, B9 (ácido fólico), C e E
  • Além de possuir um conjunto completo de aminoácidos essenciais.

 

A quinoa é ou não é um super alimento? Top Top!! Ela não contém gluten (é gluten free) e, portanto, é uma ótima opção para quem tem doença celíaca.

Você sabia? Ela contém mais ferro do que o feijão, porém perde nesse quesito para o amaranto, que é ainda mais rico em ferro.

Veja abaixo os motivos que fazem a quinoa estar presente na mesa de quem adota uma alimentação mais saudável e busca emagrecer.

 

Descubra abaixo os 8 benefícios da quinoa para emagrecer:

 

1.      Diminui o apetite

As fibras presentes na quinoa, estimulam a mastigação e levam mais tempo para serem digeridas pelo nosso organismo, aumentando assim, a sensação de saciedade.

 

2.      Melhora o funcionamento intestinal

Ela  melhora a digestão, auxilia na prisão de ventre devido ao alto teor de fibras, que ajudam a remover resíduos, limpa os intestinos e facilita a eliminação das fezes pelo organismo. Ela é muito útil na atuação contra síndrome do intestino irritável.

 

3.      Regula o colesterol

O grão não tem colesterol, e ajuda, portanto, na manutenção de bons níveis de colesterol, se aliado a bons hábitos alimentares e ajuda pessoas cardíacas, atuando também na prevenção de placas de gordura no coração e manutenção de artérias limpas.

 

4.      Regula a taxa de açúcar

Como a quinoa tem baixo índice glicêmico e é rica em fibras, ela auxilia a estabilizar os níves de açúcar no sangue, o magnésio presente em sua composição auxilia na produção de insulina, sendo inclusive muito procurada por pessoas diabéticas.

 

5.      Atua na massa magra

Por ser fonte importante de vitaminas do complexo B e rica em aminoácidos como a lisina, atua na manutenção e reparação de músculos. Esse é sem dúvida um dos maiores benefícios da quinoa para emagrecer, pois o percentual de massa magra é extremamente importante para a queima de gordura corporal.

 

6.      Melhora a saúde metabólica

A riboflavina presente na quinoa aumenta o metabolismo cerebral, sendo útil também para tratar enxaquecas.

 

7.      Atua de forma benéfica nos hormônios

A quinoa auxilia no correto funcionamento do sistema nervoso, sendo assim benéfica para a síntese hormonal. Por conter o aminoácido triptofano, que é responsável por fazer a síntese de serotonina, promove sensação de bem estar e melhora o estado de humor.

 

8.      Fortalece o sistema imunológico

A quinoa é rica em zinco, por isso ela ajuda a reforçar o sistema imunológico.

 

 

Onde encontrar a Quinoa?

 

A quinoa pode ser encontrada em casas de ervas e temperos, lojas de produtos naturais, em alguns bons supermercados, armazéns e mercearias.

As formas mais comuns são em grão ou em flocos, mas você também pode encontrar a farinha (veja como fazer logo abaixo) e composições em óleo.

 

Como preparar a farinha de quinoa:

beneficios-da-quinoa-para-emagrecer-farinha

Preparar a farinha de quinoa é muito simples, basta triturar os grãos de quinoa em um processador ou liquidificador, dependendo da quantidade desejada e está pronta 😉

O ideal é que se utilize toda a farinha que foi feita. Caso sobre farinha,  conserve em pote de plástico ou vidro fechado ou na geladeira, sendo que o ideal seria utilizar toda a farinha imediatamente.

 

Como usar a quinoa para emagrecer

 

A quinoa é muito versátil, podendo ser incorporada a diversos tipos de preparações, como sopas, bolos, mingaus, vitaminas, entre outros. Aqui no Brasil, os tipos mais comuns são a tradicional quinoa branca, a preta e a vermelha. Escolha já a sua e desfrute dos benefícios da quinoa para emagrecer.

Seu teor calórico é de cerca de 350 calorias por 100 gramas de grão, sendo assim um produto bem calórico, sendo ideal manter o consumo diário em até 2 colheres de sopa por dia, para obter seus benefícios e não ultrapassar seu consumo diário de calorias (ou pontos, depende de como você contabiliza isso). Essa quantidade pode variar de acordo com a recomendação de um (a) nutricionista ou médico nutrólogo.

Para preparos com o grão, o ideal é deixar a quantidade a ser utilizada de molho, por no mínimo 6 horas, trocando a água do molho pelo menos 1 vez, para que o grão libere as saponinas, que conferem sabor amargo. Após o tempo do molho, escorra a água utilizada, nunca reutilize a água do molho.

Para vitaminas: acrescente até 1 colher de sopa da farinha de quinoa.

Para pães e bolos: substitua ¼ da porção de farinha pela farinha de quinoa ou quinoa em flocos.

Para sopas: acrecente até 1 colher de sopa da farinha de quinoa ou quinoa em flocos por porção de sopa.

Para mingaus: você pode utilizar a quinoa para fazer mingau da mesma forma como faz o de aveia, porém o sabor não será o mesmo. Uma solução seria utilizar um mix de aveia + quinoa e o resultado é muito bom 😉

A quinoa pode ser utilizada também como uma opção ao arroz ou em deliciosas saladas.

 

beneficios-da-quinoa-para-emagrecer-saladas-arroz

 

Use sua criatividade para utilizá-la onde mais desejar, sempre testando o que funciona mais para você, e aproveite os benefícios que o consumo da quinoa tem a oferecer.

 

A Quinoa na mídia

 

Reportagem sobre os super alimentos no Globo Repórter, sobre a quinoa

 

Espero que você tenha gostado de conhecer mais sobre os 8 benefícios da quinoa para emagrecer, eu confesso que ao escrever essa matéria fiquei apaixonada pelo grão e já tratei de fazer meu estoque, me conte se você já usou, e compartilhe como você gosta de usar e suas receitas, que vou adorar saber! 😉

Já viu a página do blog no facebook? Curta para ficar por dentro dos novos conteúdos e motivacionais do dia.

Gostou? Compartilhe!

GRÁTIS: 45 Dicas Infalíveis para Emagrecer Com Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *