5 razões para você praticar Cross Training

Uma das modalidades que faz muito sucesso até hoje, sem dúvidas é o cross training. Essa modalidade é muito eficaz para quem deseja emagrecer, fortalecer os músculos e melhorar o condicionamento físico, pois utiliza a combinação de diversos exercícios que trabalham diferentes partes do corpo. Portanto quem pratica o cross training com regularidade consegue obter diversos benefícios ao mesmo tempo.

Atualmente, um dos exercícios aeróbicos que mais agradam os atletas é a corrida. No entanto, nem todo mundo sabe que o cross training é uma forma muito mais inteligente e divertida de manter o bom condicionamento físico e ao mesmo tempo descansar músculos, tendões e cartilagens do impacto da corrida. Isso porque essa modalidade física tem o objetivo de treinar outras modalidades aeróbias enquanto você descansa da sua atividade principal.

Se você se interessou por essa modalidade, confira a seguir 5 razões para você praticar cross training:

1.Deixa o treino muito mais divertido

Se você tem o costume de fazer sempre os mesmos tipos de exercícios físicos, as chances de você desistir dos seus objetivos no meio do caminho é muito maior. Por isso, a melhor escolha é optar por treinos mais divertidos, como é o caso do cross training. Por exemplo, se você tem o costume de correr, poderá substituir a corrida por pedaladas e/ ou por braçadas na piscina. Já quem gosta de andar de bicicleta, pode descansar desse tipo de treno, nadando ou correndo.

2. Trabalha o corpo todo

cross-training-trabalha-o-corpo-todo

Cross Training Trabalha o Corpo Todo

Muitas pessoas têm o costume de fazer atividades físicas que trabalham os grupos musculares de forma isolada, como a musculação. No entanto, o cross training é uma atividade que trabalha todos os grupos musculares de uma vez só. Por esse motivo a corrida é um excelente exercício para desenvolver a capacidade aeróbica, e fortalece os músculos de várias partes do corpo.

3. Evita lesões

O cross training tem o objetivo de oferecer uma condição física diversificada, e por isso também reduz a possibilidade de lesão. Isso porque, de acordo com estudos, o uso de dois o mais tipos de exercícios aeróbicos em um treino pode funcionar como estimulador e proporcionar adaptações benéficas ao organismo.

Como o cross training combina diferentes tipos de exercícios, é possível evitar que os mesmos grupo musculares e articulações sejam usados da mesma forma. Dessa forma, a probabilidade do seu corpo sofrer com os efeitos do excesso de exercícios, reduz bastante.

4. Melhora o condicionamento físico

cross-training-melhora-o-condicionamento-físico

Melhora a resistência e o condicionamento físico

Como o cross training é uma combinação de exercícios que trabalham diferentes partes do corpo, ele também melhora muito o condicionamento físico. Afinal, essa modalidade física faz o praticante fazer vários tipos de exercícios aeróbicos, o que ajuda a fortalecer os músculos, e principalmente o sistema cardiovascular. Além disso, a resistência adquirida ao longo dos treinamentos, também ajuda a reduzir o cansaço no final do treino, ajudando a evitar dores musculares.

5. Ajuda a emagrecer e perder gordura

O cross training é uma ótima modalidade física para quem deseja emagrecer e reduzir a gordura localizada de diversas partes do corpo. Isso porque a variação de exercícios aeróbicos ajuda muito a acelerar o metabolismo e queimar calorias. Afinal, no treino dessa modalidade física você pode caminhar, correr, nadar, pular e andar de bicicleta. E esses exercícios são excelentes para emagrecer e queimar gordura corporal.

 

A modalidade física cross training é ideal para quem deseja ganhar um bom condicionamento físico, fortalecer os músculos do corpo, emagrecer, e conquistar um corpo mais bonito e saudável. No entanto, para obter melhores resultados nos treinos, é fundamental fazer uma alimentação equilibrada e saudável, pois ela é responsável por 70% dos resultados tanto no corpo como na melhoria da saúde. Por isso, a melhor opção é combinar a prática do cross training com uma alimentação balanceada.

 

 

Gostou? Compartilhe!

GRÁTIS: 45 Dicas Infalíveis para Emagrecer Com Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *